UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Ana Luísa Fonseca de Vasconcellos
Titulo Rastros em chão branco: o sertão de João Guimarães Rosa entre percepções e memórias de travessias
Orientador(a)
Data 11/08/2015
Resumo RESUMO

Lugar emblemático no imaginário brasileiro, o sertão é um tema recorrente em diversos estudos culturais e geográficos do país. Considerando a conotação existencial que lhe confere o escritor João Guimarães Rosa e baseado em uma etnografia realizada na região mineira em que o mesmo ambienta boa parte do romance Grande Sertão: Veredas, na extensão compreendida entre os Rios Urucuia e Paracatu, o presente trabalho visa à construção de uma narrativa reflexiva acerca das percepções do espaço e das imagens constitutivas da memória de habitantes dessa região.
Apoiando-nos em uma pesquisa de campo que consistiu no deslocamento entre diferentes localidades rurais e urbanas e na realização de entrevistas com sujeitos conhecidos ao longo do caminho, este trabalho se compõe de imagens, narrativas, histórias de vida, impressões de viagem e reflexões a partir das quais procuramos repensar – no diálogo com a literatura roseana – o imaginário e a idealização dos lugares e das pessoas ditos sertanejos.

Palavras-chaves: sertão, viagem, percepção, memória, espacialidade


ABSTRACT

An emblematic place in the Brazilian imagination, “sertão” is a recurring theme in diverse cultural and geographical studies about the country. Considering the existential connotation that the writer João Guimarães Rosa gives on it, and based on an ethnography carried out in the same region in which big part of his novel Grande Sertão: Veredas (The Devil to Pay in the Backlands) was set, to the extent of between Urucuia and Paracatu rivers, this dissertation aims at a construction of a reflexive narrative about the perceptions of space and constitutive memory images of inhabitants of this region.
Relying on a fieldwork which consisted in shifting between different rural and urban locations and interviews with people known along the way, this work consists of images, narratives, life histories, travel impressions and reflections from which we try to rethink - in dialogue with Rosean literature - the imaginary and the idealization of places and people known as sertanejos.

Keywords: sertão, travel, perception, memory, spatiality
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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