UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Marili Peres Junqueira
Titulo São Carlos em tempos de epidemia: imigração, saúde pública e urbanização (1877-1900)
Orientador(a)
Data 15/03/2004
Resumo Esta tese busca traçar um panorama geral da vida cotidiana da população de São Carlos-SP entre 1877 e 1900 sob a ótica das epidemias, enfocando principalmente o imigrante italiano, evidenciado nos jornais publicados na própria cidade no período. A fonte principal constituiu-se de artigos dos jornais locais sobre a saúde pública, as moléstias infecto-contagiosas, as epidemias, a visita do Dr. Sanarelli, e os efeitos sobre a urbanização.
Em termos genéricos, este trabalho tem o propósito de inter-relacionar a grande imigração italiana com as epidemias ocorridas em São Carlos no final do século XIX, buscando apontar a ligação entre o processo de urbanização, a saúde pública, o cotidiano e o imigrante italiano. O foco central é a relação entre a saúde pública e a imigração na cidade de São Carlos, localizada na região central do estado de São Paulo, que teve sua economia marcada pela pujança do café e cuja urbanização foi fortemente alterada com o enorme contingente populacional a ela dirigido com a imigração, e também com as epidemias.
O objetivo específico é analisar a cidade, a saúde pública e o cotidiano dos imigrantes, principalmente os italianos, que sofreram muito com as epidemias, assim como as repercussões sobre a urbanização e o espaço urbano através dos jornais locais. Acredita-se que o conhecimento daquele cotidiano do imigrante em uma cidade do interior, desvendar-nos-á aspectos ainda obscuros das epidemias no mundo urbano.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara