|
|
Aluno(a) |
João Mauro G. V. de Carvalho |
Titulo |
Competência e tecnologia nos Parâmetros Curriculares Nacionais |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Milton Lahuerta |
Data |
07/10/2014 |
Resumo |
O presente trabalho se propõe a investigar o caráter ideológico da Pedagogia das Competências e o significado político de sua incorporação pelas políticas públicas da educação brasileira, especialmente durante a reforma do sistema educativo nacional dos anos 1990. Com este fim, o foco foi colocado sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais, um conjunto de documentos que pretende fornecer as diretrizes dos conteúdos curriculares adotados pelas escolas e as formas de organização do sistema educacional. A hipótese principal é de que o sistema educacional componha um aparato tecnológico que opera como dispositivo social de administração da formação humana. Nesse dispositivo, a Pedagogia das Competências implica em uma tradução pedagógica da ideologia capitalista da competição como forma básica de socialização. O referencial teórico deste trabalho foi fornecido pela Teoria Crítica, conforme formulada pela primeira geração da assim chamada Escola de Frankfurt, com uma abordagem metodológica dialética e o apoio da Hermenêutica Objetiva e da História dos Conceitos, que caracterizam o trabalho como uma sociologia política da educação.
Palavras-chave: Educação. Políticas públicas. Reforma. Parâmetros Curriculares Nacionais. Teoria crítica. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|