UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Paula D Andrea Guaraldo
Titulo Empresariado Industrial e Desenvolvimento Socioeconômico: Estudo do discurso do empresariado calçadista paulista frente ao mundo globalizado (1995-2010)
Orientador(a) Prof. Dr. José Antônio Segatto
Data 07/07/2014
Resumo A tese teve como objetivo desenvolver um estudo sobre a fração da classe empresarial brasileira composta pelo empresariado industrial calçadista. A proposta foi conhecer o discurso do empresariado calçadista paulista dos polos produtores calçadistas de Franca, Birigui e Jaú, frente às questões ligadas ao desenvolvimento no contexto globalizado em que se encontra, por meio da análise de suas manifestações públicas em veículos de comunicação voltados ao empresariado nacional sobre o período dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Lula, entre 1995 e 2010, e de entrevistas. O foco central foi o desenvolvimento de análises de sua opinião em face das políticas sociais e econômicas, principais aspectos apontados pelo empresariado calçadista para explicar o seu declínio em termos de inovação e competitividade. Ao apreender o discurso de tal empresariado, verificamos seu distanciamento do pensamento do empresariado industrial brasileiro por diferentes motivos, dentre os quais estão a crítica pouco realista que fazem acerca da abertura ou quanto à política industrial dos governos estudados; as significativas deficiências para se manter na pauta das exportações frente às exigências do mercado mundial; a gestão significativamente precária das indústrias calçadistas, faltando claramente a inovação e evolução dos próprios conceitos, dentre outros. Pelo que se pode observar, há muito de “ingenuidade” e “fantasia” na fala dos empresários, mesmo entre as lideranças do setor, o que certamente se dá em razão de seu perfil sociocultural. Em contrapartida, observamos que o empresariado calçadista tem adotado ações reativas e adaptativas como resposta aos desafios que o desenvolvimento e a formação da sociedade de massa colocam. É perceptível que estes empresários não embasam suas ações em estratégias. Em muitos casos só conseguimos identificar táticas e reações adaptativas às condições positivas ou de adversidades apresentadas pelo mercado e pela economia. A falta de articulação e representação política também esteve explícita nos discursos. Além disso, observamos que a perspectiva dos empresários calçadistas acerca do desenvolvimento não se dá de forma mais ampla, pois sua visão não vai além da dimensão local. Deparamo-nos com a problemática da velha cultura patrimonialista que, por sua vez, embasou fortemente o discurso do empresariado calçadista paulista que teve a tendência de tratar as questões especificamente ligadas aos interesses do setor como se fossem de interesse da nação, como no caso das questões cambiais. Neste sentido, refletimos acerca da relação dos empresários do calçado com o Estado, considerando o fato de que ao mesmo tempo em que reivindicam liberdade de mercado, insistem na solicitação de intervenção do Estado. Ficou evidente que tal empresário pensa, de modo geral, de forma estritamente vinculada aos seus interesses mais diretos, em muitos momentos demonstrando não ter consciência da importância de uma visão mais global. O custo Brasil, conceito recorrente na fala dos atores sociais analisados, ilustra a situação, pois se trata de uma construção ideológica de setores que buscam liberdade para ação e diminuição de custos.
Palavras-chave: Empresariado Industrial; Indústria Calçadista; Empresários Paulistas; Desenvolvimento Socioeconômico; Globalização; Discurso.


ABSTRACT
The thesis aimed to develop a study about the fraction of the Brazilian business class composed by the footwear industrial businessmen. The proposal was to understand the speech of businessmen footwear from São Paulo state, from footwear producers poles - Franca, Birigui and Jaú -, compared to development issues in the globalized context in which it finds itself, through the analysis of their public demonstrations in the media aimed at entrepreneurs on the period of the national governments of Fernando Henrique Cardoso and Lula, between 1995 and 2010, and interviews. The central focus was the development of analyzes of their opinion in face of social and economic policies, key issues identified by the footwear business community to explain their decline in terms of innovation and competitiveness. By capturing the speech of such entrepreneurs, track their distance from the thoughts of the Brazilian industrial businessmen for various reasons, among which are critical to make unrealistic about opening or as to the industrial policy of the governments studied; significant deficiencies to remain in the export issues in demands of the world market; significantly to poor management of footwear industries, clearly missing the innovation and evolution of the concepts themselves, among others. From what we can see, there is plenty of “naivety” and “fantasy” in entrepreneurs’ speech, even among the leaders in the industry, which certainly takes place due to its socio-cultural profile. In contrast, we observed that the footwear business community has adopted reactive and adaptive actions in response to the challenges that the development and training of mass society place. It is noticeable that these entrepreneurs do not underpin their actions on strategies. In many cases we could only identify tactics and adaptive reactions to positive conditions or hardships presented by the market and the economy. The lack of articulation and political representation was also explicit in the speeches. Furthermore, we observed that the prospect of the development of the footwear business does not happen more broadly, because their view does not go beyond the local dimension. We face the problem of the old patrimonial culture that, in turn, strongly guided the fellowship speech footwear entrepreneurs from São Paulo had the tendency to address issues specifically related to the interests of the sector as if the interest of the nation, as in the case of exchange rate issues. In this aspect, we reflect on the relationship of the footwear business with the state considering the fact that while claiming market freedom, insist on the request of state intervention. It was evident that this entrepreneur thinks, in general, so closely linked to its most direct interests in many moments not demonstrating awareness of the importance of a more global view. The Brazil’s cost, recurring concept of social actors in speech analysis, illustrates the situation, because it is an ideological construction from sectors who seek freedom to share and reducing costs.
Keywords: Industrial Entrepreneurship; Footwear Industry; Entrepreneurs from São Paulo; Socioeconomic Development; Globalization; Speech.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara