UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Josmar Brandão Coutinho
Titulo A relação entre o Estado e a TV Educativa no Brasil: a particularidade da TV Cultura do Estado de São Paulo
Orientador(a)
Data 04/08/2003
Resumo O intuito deste trabalho é realizar um debate sobre a institucionalização da TV educativa no Brasil, destacando a especificidade da TV Cultura do Estado de São Paulo em relação às outras tevês educativas instituídas no país. Inicialmente, traçamos um breve panorama sobre o surgimento da televisão no Brasil e posteriormente discorremos sobre a trajetória da TV Cultura desde a sua fundação em 1960 por Assis Chateaubriand. Notamos que a Fundação Padre Anchieta (FPA), mantenedora da TV Cultura, surgiu como uma instituição pública de direito privado, conforme consta nos seus estatutos, concedendo respaldo para que a TV Cultura não apresentasse nenhum vínculo legal com o Poder Executivo Federal como as outras tevês educativas, garantindo-lhe plena autonomia administrativa, jurídica e financeira. No decorrer da análise destacamos alguns fatos que demonstram várias investidas do poder público sobre a mesma. Desse modo, apontamos que ocorre um descompasso entre o que prescreve a legislação que regulamenta o funcionamento da TV Cultura e o que ocorre no tocante ao seu funcionamento, objetivos e estratégias de sobrevivência, visando cumprir suas metas enquanto TV educativa. Além de resgatar a histórica da TV Cultura de São Paulo, também tentamos contribuir para uma discussão mais profunda da relação Estado e meios de comunicação, particularmente com a TV educativa, durante o período militar, e as significativas alterações que se processaram com a redemocratização do país.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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