|
|
Aluno(a) |
Regina Helena Oliveira Martins |
Titulo |
Representações e práticas sobre a violência entre jovens estudantes do Ensino Médio |
Orientador(a) |
|
Data |
31/10/2003 |
Resumo |
presente trabalho tem como objetivo de estudo as representações juvenis sobre violência, especificamente as violências ocorridas no universo escolar. Para tanto, foram analisados dados coletados em pesquisa qualitativa, junto a jovens integrantes do alunado de duas escolas públicas de Ensino Médio de uma cidade do interior paulista. Assim, buscamos responder: quais seriam as representações e práticas sobre a violência? Em que medida atitudes por nós concebidas enquanto violentas, para esses jovens não passariam de transgressões inconseqüentes? Até que ponto a sociabilidade quotidiana destes jovens incorporaria práticas perigosas, arriscadas e violentas, nos quais tanto podem ter sido atores, quanto vítimas? E como eles costumavam proceder para conviverem com elementos de violência na escola em suas múltiplas formas: verticais e horizontais, físicas e simbólicas? Quais seriam as estratégias de proteção? Seriam os pactos (muitas vezes, do silêncio) e/ou ingresso em gangues? |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|