UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) DABANA NAMONE
Titulo A LUTA PELA INDEPENDÊNCIA NA GUINÉ-BISSAU E O PROJETO EDUCATIVO DO PAIGC: etnicidade como problema na construção de uma identidade nacional.
Orientador(a) Profa. Dra. RENATA MEDEIROS PAOLIELLO
Data 09/04/2014
Resumo RESUMO
Esta dissertação analisou o projeto educativo do Partido Africano para Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) no processo da luta de independência da Guiné-Bissau e o seu desdobramento na fase pós-independência. O propósito era analisar se e como a educação projetada pelo movimento libertador PAIGC contribuiu para a construção do Estado-Nação, com a ideia de promover a “unidade nacional e despertar o espírito de solidariedade” numa sociedade culturalmente heterogênea e socialmente estratificada e inserida no contexto de globalização econômica como a Guiné-Bissau. Para tal, analisou-se como funcionava a educação pré-colonial e colonial no território que é a atual Guiné-Bissau, como surgiram os movimentos de libertação nas colônias portuguesas em África, particularmente o PAIGC na Guiné-Bissau, quais sãos fundamentos político-ideológicos desse movimento, especialmente do seu líder Amílcar Cabral, sobre a luta pela independência e uma nova sociedade a ser criada, como funcionava a educação nas zonas libertadas e o seu papel na luta de libertação, qual foi o papel dos intelectuais revolucionários na construção de Estado-nação e a sua relação com a sociedade guineense, e quais foram os desdobramentos do projeto educativo depois da independência.
Palavras-chave: PAIGC. Guiné-Bissau. Educação. Luta de Libertação. Etnicidade. Identidade nacional.

ABSTRACT
This Dissertation analyzed the Education project initiated by the (PAIGC), the African Party for the Independence of Guinea and Cape Verde. It focused on the period of struggle for the independence of the country and addressed the enhanced efforts after Independence. The main purpose was to analyze whether and how the education projected initiated by the PAIGC party has contributed for the nation building especially in promoting national unity and mutual trust in a highly stratified and heterogeneous society. Furthermore, this society is placed in the context of economic globalization. As a result, we analyzed how education worked before and during the colonial regime, how liberation movements emerged especially in Portuguese former colonies in Africa with especial focus for the PAIGC of Guinea. In addition we analyzed the political ideologies of those movements, the aims of their leaders (Amilcar Cabral) in the case of Guinea. What was the idea behind when he initiated the struggle for independence, the new model of society that was to be created, how education functioned in liberated zones, what was the role of the revolutionary academics in building the nation state, their relationship with the indiginas people and what where the efforts undertaken after Independence.
Key words: PAIGC. Guinea-Bissau. Education. Liberation Struggle. Ethnicity. National Identity.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara