|
|
Aluno(a) |
ANA FERNANDA INOCENTE OLIVEIRA |
Titulo |
O sentido da história na École des Annales |
Orientador(a) |
Prof. Dr. JOÃO CARLOS SOARES ZUIN |
Data |
31/03/2014 |
Resumo |
Resumo
Esta pesquisa concentra-se no estudo de uma política pública educacional
brasileira para o Ensino Fundamental I, que se institucionaliza a partir dos anos 90 no
Brasil, mais especificamente em 1996-97, influenciada pela conjuntura política,
econômica e social de décadas anteriores. Tem como objeto de estudo o documento
oficial de política educacional: PCN de História para o Ensino Fundamental I. Para
tanto, esta pesquisa se dividirá em dois importantes momentos. O primeiro dará
destaque a uma investigação e análise dos objetivos e estratégias do Banco Mundial,
especialmente, e demais organismos internacionais para as políticas públicas de
educação básica I - no Brasil - na década de 90 do século passado. E o segundo
momento dará destaque à investigação do PCN de História para o Ensino Fundamental I
no que diz respeito aos seus fundamentos teóricos. A pesquisa tem como objetivo
verificar se esta política curricular possui uma proposta subjacente aos objetivos dos
organismos internacionais, colocando-se como elemento auxiliador destes para
execução de suas metas. Sendo assim, a tese aqui revelada é a de que o PCN de História
para o Ensino Fundamental I possui um caráter alienador, uma vez que apresenta uma
proposta subserviente à lógica do capital, em detrimento de uma lógica humanizadora. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|