|
|
Aluno(a) |
Natalia Maria Casagrande |
Titulo |
Um estudo analítico sobre a crise do sistema escolar: produção de discursos, crenças, atores e instituições envolvidas" |
Orientador(a) |
Profª Drª Maria Aparecida Chaves Jardim |
Data |
29/05/2014 |
Resumo |
A pesquisa em questão apresenta como objeto a propalada crise da instituição escolar, em um contexto no qual suas políticas e estratégias de ação parecem ser impotentes para conter as problemáticas sociais que se acentuam. As escolas públicas possuem dificuldades de se relacionar com a complexidade apresentada de atores sociais, em um corpo societário que cada vez mais se transforma. Esse estudo auxiliará em debates acerca da Sociologia da Educação e da Sociologia Econômica, contribuindo para repensar, no âmbito escolar, a questão da crença e da moral vigente na escola pública contemporânea, isto é, o enfraquecimento da crença/moral cultural em detrimento da moral econômica. Por meio de um estudo analítico, o intuito é demonstrar que a categoria moral/crença – educação para a cultura – cede espaço à categoria econômica – educação para o mercado. Assim, busca-se desconstruir um diálogo sobre educação que se apresenta óbvio e legitimador de diferenças sociais, apresentando o papel do Estado, da escola, da família e da imprensa na crise do sistema escolar público, retirando dos professores e dos alunos a culpa pelo dito fracasso escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Escola; Estado; Família; Crise; Crença/Moral. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|