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Aluno(a) |
Elisângela de Jesus Santos |
Titulo |
Entre improvisos e desafios: do cururu como cosmologia de grupos caipiras do Médio Tietê, SP |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Dagoberto José Fonseca |
Data |
05/07/2013 |
Resumo |
O texto da tese em questão reúne os resultados e conclusões da pesquisa etnográfica de doutorado inicialmente intitulada A Liturgia do Povo: cururu, um cancioneiro medieval no Médio Tietê, SP realizada entre 2009-2013 no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, campus de Araraquara, São Paulo, Brasil, sob orientação do Professor Doutor Dagoberto José Fonseca com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP.
O texto está articulado a partir da noção de que o cururu paulista, cantoria de improviso realizada também na forma de desafio entre cantadores acompanhada pela viola caipira constitui singularidade identitária de grupos caipiras do Médio Tietê, no interior do estado de São Paulo. Com base em apontamentos etnográficos, o texto apresenta o cururu paulista como forma de cosmologia do grupo caipira estudado, que articula narrativas poético-musicais acionando categorias ambíguas para compor metáforas expressas na forma de canto, memórias, sociabilidades, vivência da religiosidade católica, trabalho, conflitos velados, produção de conhecimento e lazer popular, bem como de práticas legadas do mundo rural tais como o mutirão retomado em contextos urbanos periféricos. A etnografia considera também aspectos étnico-raciais, etários e de gênero, pois o cururu é majoritariamente realizado por homens velhos. A contemporaneidade dos sujeitos realizadores do cururu é entendida através das apropriações culturais, técnicas, tecnológicas e midiáticas empregadas para reproduzir o cururu ao longo do tempo histórico, bem por diálogos estabelecidos com o circo, o rádio, o cinema, o disco fonográfico, a TV e a internet e por meio dos legados fornecidos a outras produções musicais e literárias apontando para o cururu cururueiros e violeiros, radialistas, apresentadores, torcidas e demais envolvidos em sua realização como produção cultural contemporânea que, forjada no período colonial, constitui combinações, diálogos e tensões importantes nas relações internas e externas ao grupo caipira, que transita entre diferentes racionalidades, a sua, específica, e a hegêmonica.
Palavra-chaves: cururu, cantoria de improviso, desafio entre cantadores, cosmologia caipira, viola caipira, Médio Tietê, SP.
Abstract
Between Impromptu and Chalenges: from the cururu as a cosmology of caipiras groups in the Middle Tietês region of São Paulo
The text of this thesis reunites the results and conclusions of the doctorate ethnographic research first entitled The Liturgy of the People: cururu, a medieval songbook in the Middle Tiêtes region, SP accomplished between 2009-2013 in the Social Sciences Post Graduation Program of the Faculdade de Ciências e Letras of UNESP, Araraquara campus, São Paulo, Brasil, under supervision of the Professor Dagoberto José Fonseca with the suport of the Foundation for Research Support of the State of São Paulo, FAPESP.
The text is articulated from the notion thet the paulistas cururu, a impromptu singing also done as a chalenge between singers accompanied by the viola capira constitutes an identitary singularity of those caipiras groups of the Tietês Middle, in the country region of São Paulo State. Based on ethnographic appointments, the text presents the paulistas cururu as a form of cosmology of the studied caipiras group, that articulates poetic and musical narratives that trigger ambiguous categories to compose metaphors that are expressed in the form of singing, memories, sociabilities, experience of the catholic religiosity, labor, veiled conflicts, knowledge production and popular leisure, as well as legacy practices from the rural world like the recaptured mutirão (a popular collective initiative) in urban peripheric contexts. The ethnography considers also the ethnic-racial, age and gender aspects, because the cururu is mostly done by old men. The contemporaneity of the subjects that do the cururu its understood through the cultural, technical, technological and midiatic appropriations employed to reproduce the cururu through historical time, as by dialogs established with the circus, the radio, the cinema, the phonograpic record, the TV and the internet by the legacies provided to other musical and literary productions, pointing out to the cururueiros the cururu musicians , violeiros the viola musicians , broadcasters, TV presenters, supporters and other involved in its execution as contemporary cultural production, forged in the colonial period, that constitutes combinations, dialogs and important tensions in the caipiras internal and external relations, that transits between different rationalities: their, specific, and the hegemonic one.
Keywords: cururu, impromptu singing, chalenge between singers, caipiras cosmology, viola caipira, Tietê Middles region, SP. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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