UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Cristina Helena Rossim Baú
Titulo Pequenos produtores de cana-de-açúcar na região de Araraquara (SP): uma estratégia de produção e sobrevivência no assentamento Bela Vista do Chibarro
Orientador(a)
Data 15/03/2002
Resumo A pesquisa intitulada Pequenos produtores fornecedores de cana-de-açúcar na região de Araraquara (SP): uma estratégia de produção e sobrevivência no assentamento Bela Vista do Chibarro, coloca em discussão a inserção dos assentados do assentamento Bela Vista do Chibarro como fornecedores de cana-de-açúcar na economia sucroalcooleira na região de Araraquara, localizada no Estado de São Paulo. A pesquisa faz também um paralelo com o histórico dos pequenos fornecedores de cana não assentados na região.
Nos dias atuais, discute-se muito a inviabilidade da economia da cana, considerada concentracionista, na qual os assentados do assentamento Bela Vista do Chibarro tem tentado se inserir. Em contrapartida, os dados econômicos regionais atuais mostram-se viáveis e movem interesses particulares para o setor. Como resultado desse fato, houve uma nova mobilização favorável à produção da cana no assentamento, assim como uma nova abordagem foi levantada na discussão da produção da cana nos assentamentos rurais, a saber, como "estratégia de sobrevivência", e com ela, conflitos ideológicos foram detectados. A exemplo disso, a grande discussão não é mais o que produzir nos assentamentos de reforma agrária, mas o que se "deve" produzir que atenda aos fundamentos ideológicos sob os quais a reforma agrária foi constituída e que não venha a abalar os seus preceitos fundamentais.
Diante da conjuntura econômica precária no assentamento Bela Vista do Chibarro e da falta de recursos originários de fundos públicos, portanto, subsidiados suficientemente, há um predomínio da condição de inadimplência dos assentados em relação aos bancos financiadores que liberam recursos do Pronaf. Essa condição atual nos chama a atenção, remetendo-nos ao passado recente dos pequenos fornecedores de cana da região. O objetivo é analisar aspectos da permanência desses pequenos produtores na economia da cana, assim como questionar sob quais condições os assentados podem se apropriar dessa forma de produção como estratégia de sobrevivência.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara