UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Joyce Heloísa Anselmo
Titulo INCLUSÃO DAS MULHERES COMO INVESTIDORAS NA BOLSA DE VALORES DE SÃO PAULO: limites e ambiguidades dessa revolução conservadora
Orientador(a) Profª. Drª. Maria Jardim
Data 27/03/2013
Resumo Em um contexto marcado pela dominação cultural das finanças, assiste-se, no cenário brasileiro, a um aumento na ênfase dada à educação financeira; fato que ocorre concomitantemente ao maior acesso ao crédito, ao maior poder aquisitivo da população e, consequentemente, ao número cada vez maior de endividados. Diante dessa conjuntura, marcada, sobretudo, pela estabilidade econômica, tanto o setor público quanto o privado, empenham-se na divulgação da cultura do poupar. As instituições visam, no entanto, a criação de uma mudança cultural nos indivíduos, que sairiam da condição de deficitários para a de superavitários, para utilizar o jargão economicista. Esta pesquisa, portanto, tem como intuito compreender o avanço das finanças no Brasil por meio da educação financeira. Foi escolhido como objeto de análise o projeto de popularização da BM&FBovespa, Mulheres em Ação, que tem como objetivo não apenas educar financeiramente mas, também, atrair as mulheres ao mercado financeiro, antes associado à visão do masculino. Por ser considerado um fenômeno econômico ressalta-se aqui a necessidade de um estudo sobre o tema que tenha como foco seus aspectos culturais, simbólicos, sociais e políticos, abordagem esta guiada pelos pressupostos da Sociologia Econômica. Portanto, o foco desta pesquisa perpassa na necessidade de compreendermos os mecanismos utilizados para a criação de um espaço social para o público feminino e a maneira como a suposta “revolução simbólica” em curso está pautada em pressupostos conservadores.

ABSTRACT
In a cultural context marked by the domination of finance, we have, in the Brazilian scenario, an increasing emphasis on financial education, a fact that happens concomitantly with an increasing access to credit, the higher purchasing power of the population and, consequently, the increasing of the debt. Faced with this situation, especially marked by economic stability, both the public and the private sector have put efforts in encouraging the savings culture. However, institutions aim to create a cultural change in individuals who would leave the deficient status and move to the surplus condition, using the "economist´s jargon". This research, therefore, aims to understand the advance of finance in Brazil through financial education. It was chosen as the object of analysis the popularization project of BM&FBovespa, "Women in Action", which aims to educate not only financially but also attract women to the financial market, space that in the past was only associated with males. Because it is considered an economic phenomenon, this research highlights the need for a study focused on its cultural, symbolic, social and political aspects; that approach is guided by the assumptions of "Economic Sociology". Therefore, this research focuses on the understanding of the mechanisms used to create a social space for the female audience and how the assumed "symbolic revolution" ongoing is guided by conservative assumptions.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara