UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Leandro Silva de Oliveira
Titulo PARADOXOS E DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: A Experiência dos Cursinhos Populares
Orientador(a) Prof. Dr. Augusto Caccia-Bava Junior
Data 28/02/2013
Resumo Concebemos a educação como inscrita em uma ampla e complexa rede de relações sociais, de modo que se faz impossível abordar seu papel social sem ter em conta os desdobramentos observados nas demais esferas que compõem a totalidade da sociedade, tais como a política e a econômica. Considerando particularmente o problema do acesso ao ensino superior pelos jovens pertencentes às classes pobres no Brasil, realizamos uma revisão da recente história das políticas para o ensino superior no país, apontando para o significado sociológico deste histórico. Partimos de uma reflexão teórica com foco em certas concepções sobre a função social do aparato educacional e seu significado no cenário nacional. Buscamos, num segundo momento, refletir criticamente sobre as ações dos movimentos sociais denominados cursinhos populares a partir do estudo de caso em um projeto específico, o Cursinho Alternativo Herbert de Souza, situado no bairro Vila União, em Campinas (SP). Com o intuito de ponderar a dinâmica de organização e implementação de estratégias na luta política por acesso ao ensino superior no Brasil, em uma abordagem que discuta cidadania e sociedade civil organizada, a partir da redemocratização do país, em fins dos anos de 1970. Para tanto, combinamos a pesquisa documental, a revisão bibliográfica e entrevistas com membros do movimento social. Consideramos o problema do acesso ao ensino superior a partir da experiência dos cursinhos populares tendo em vista a contextualização do objeto pesquisado a partir das formas de mobilização da sociedade civil organizada frente aos desafios de seu tempo.

Palavras-chave: Ensino Superior, Cursinhos Populares, Educação Não Formal, Movimentos Sociais, Cidadania.

ABSTRACT
We approach education as something inscribed in a wide and complex network of social relations, so that is impossible to address their social role without taking into account the developments observed in the other areas that make up the totality of society, such as political and economic. Considering particularly the problem of access to higher education by young people belonging to lower classes in Brazil, we reviewed the recent history of policies for higher education in the country, pointing to the sociological meaning of this history. We start with a theoretical reflection with a focus on certain ideas about the social role of educational apparatus and its significance on the national scene. We seek, in a second moment, reflect critically on the actions of social movements called “cursinhos populares” in a case study on a specific project, the “Cursinho Alternativo Herbert de Souza”, located in Vila Union, in Campinas (SP). In order to examine the dynamics of organization and implementation of strategies in the political struggle for access to the higher education, in an approach that discuss citizenship and civil society organized from the country's democratization in the late 1970s. To this end, we combine documentary research, the literature review and interviews with members of the social movement. We approach the problem of access to higher education from the experience of the "cursinhos populares" in order to contextualize the problem studied by the forms of mobilization of civil society organizations face the challenges of his time.

Keywords: Higher education, “Cursinhos Populares”, Non Formal Education, Social Movements, Citizenship.
Tipo Defesa-Mestrado
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