|
|
Aluno(a) |
Fernanda Feijó |
Titulo |
A sociologia contemporânea na sala de aula: (re)pensando algumas perspectivas para o ensino das ciências sociais no ensino médio |
Orientador(a) |
|
Data |
16/02/2012 |
Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo propor uma nova forma de trabalhar o ensino de sociologia no ensino médio através da utilização da sociologia contemporânea, tendo em vista a complexidade apresentada pelo atual estágio da modernidade. Acredita-se que a sociologia contemporânea pode auxiliar os jovens educandos a compreender melhor a modernidade tardia através de aulas que possam relacionar o conteúdo das ciências sociais ao seu cotidiano.
Essa pesquisa parte do pressuposto que o conteúdo ensinado nas aulas de Sociologia no ensino médio devem estar em concordância com as demandas das ciências sociais. Dessa forma, apresentamos aqui uma análise dos documentos oficiais que tratam da Sociologia do ensino médio, com o intuito de verificar o que se espera oficialmente do ensino dessa disciplina atualmente. Além disso, analisa-se aqui o histórico da Sociologia enquanto disciplina do ensino secundário/de segundo grau/ do ensino médio, demonstrando que essa relação entre a disciplina escolar e as demandas das ciências sociais esteve presente em todos os períodos em que a Sociologia foi lecionada. A partir desse contexto, sugere-se a adaptação de temas e conceitos pertencentes à sociologia contemporânea, sobretudo baseando-se em Zygmunt Bauman, para ensinar ciências sociais aos adolescentes do ensino médio, visando que esses possam ter uma maior compreensão do mundo, de si, e das relações sociais que os cercam.
Palavras-chave: Ensino de Sociologia, Ensino Médio, Modernidade Líquida, Sociologia Contemporânea, Metodologias e Conteúdos, Educação.
Abstract
The present study aims to propose a new way to teach sociology in high school through the use of contemporary sociology, in view of the complexity presented by the current stage of modernity. It is believed that the contemporary sociology can help young students better understand late modernity through lessons that can relate the content of social science to their daily lives.
This research assumes that the content taught in sociology classes in high school should be in accordance with the demands of the social sciences. Thus, we present an analysis of official documents dealing with the sociology of the school, in order to verify the expected official teaching of this discipline today. In addition, we analyze here the history of sociology as a discipline in high school, demonstrating that the relationship between school discipline and the demands of the social sciences was present in all periods in which sociology is taught. From this context, we suggest the adaptation of themes and concepts pertaining to contemporary sociology, mainly based on Zygmunt Bauman, to teach the social sciences among high school students in order that these may have a greater understanding of the world, you and social relationships that surround them.
Key-words: Sociology of Teaching, High School, Liquid Modernity, Contemporary Sociology, Methodology and Contents, Education. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|