|
|
Aluno(a) |
Célia Maria Foster Silvestre |
Titulo |
Entretempos: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani a partir de seus jovens |
Orientador(a) |
|
Data |
10/08/2011 |
Resumo |
Este trabalho consiste na etapa final da pesquisa ENTRETEMPOS: experiências de vida e resistência entre os Kaiowá e Guarani e partir de seus jovens que foi desenvolvida a partir de 2007, junto ao programa de Pós Graduação em Sociologia, nível doutorado, da FCL/UNESP/Araraquara, com o propósito de estudar o envolvimento de grupos de jovens, integrantes do povo Kaiowá e Guarani, nos projetos de vida e resistência de seu povo. A intenção, com a pesquisa, era de contribuir para a interlocução com a temática juvenil num contexto mais amplo, direcionando as discussões para a especificidade das questões da juventude junto aos povos indígenas e fornecendo elementos que contribuam para a visibilidade das múltiplas juventudes no país. A pesquisa foi desenvolvida a partir do método etnográfico, considerado como uma contribuição metodológica valiosa, por permitir explicar a experiência da pesquisa intercultural. A metodologia incorporou, ainda, a análise das narrativas espontâneas dos jovens professores Guarani e Kaiowá, ocorridas em contextos públicos, e materiais escritos, como avaliações de curso, planos de aula, documentos oficiais e oficiosos. O terreno de pesquisa foi o Curso Normal Médio Formação de Professores Guarani e Kaiowá - Ára Verá e o Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Teko Arandu, a partir dos quais foi possível o acesso aos jovens professores Guarani e Kaiowá, especialmente da Aldeia Teýikue, município de Caarapó, Mato Grosso do Sul.
Palavras-chave: Guarani e Kaiowá, jovens indígenas, educação, experiência.
ABSTRACT
This paper presents research titled "Between-times: life strategies and resistance among Guarani and Kaiowá youth." Since 2007, the research was developed with the Doctorate Postgraduate Program in Sociology of FCL/Unesp/Araraquara. The research focuses on the study of Kaiowá and Guarani youth in their affirmative practices, especially those aimed at strengthening the larger Guarani "people." It investigates their strategies of interaction with the surrounding society. More specifically, the project aims to investigate and analyze: a) the conceptions and representations of Kaiowá and Guarani youth today; c) how youth appropriate new forms of knowledge c) how male and female youth understand traditional values; and d) their strategies for forging internal and external alliances with the group. This research dialogues with the larger context of Brazilian studies of Kaiowa and Guarani youth, aiming to address specific questions related to youth visibility. The research utilizes ethnography as a methodology in order to explain the intercultural research experience. This methodology incorporates in the analysis the spontaneous narratives of young Guarani and Kaiowa professors, which occurred in public contexts and in written materials like course evaluations, lesson plans, and official documents. The research field was an Intermediate Level Course of Training Certification for Guarani and Kaiowá Professors- Ára Verá.' The aldeia Teýikue in the municipality of Caarapó, Mato Grosso do Sul, Brazil figured prominently in the study. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|