UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Maria Liege Freitas Ferreira
Titulo A CONSTRUÇÃO DO ELDORADO AMAZÔNICO NO GOVERNO VARGAS: a representação através da imagem (1940-1945)
Orientador(a)
Data 17/06/2011
Resumo O projeto de brasilidade/nacionalidade gestado pelo governo varguista,
particular-mente o Estado Novo (1937-1945), foi elaborado na configuração
retórico/persuasiva e tinha como objetivo a construção da relação de
pertencimento dos brasileiros a um país que congregava a todos na formação
da identidade e orgulhos nacionais. Assim, as regiões brasileiras até
então esquecidas pelos governos anteriores são realinhadas ao processo da
unidade nacional pretendida: o Oeste constitui, então, interesse nacional,
especialmente a Amazônia. A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial
(1938-1945) interviria de forma mais intensa na ação do Estado Novo na
Amazônia ao, torná-la, também, produtora de borracha para os Aliados. Para
isso o governo incentiva a migração, principalmente a nordestina, para os
seringais amazônicos. Essa política de recrutamento ficou conhecida como a
“Batalha da Borracha” e tinha como estratégia, além de formar mão-de-obra
para as empresas seringalistas na Amazônia, a ocupação permanente do Oeste
brasileiro. Utilizando um aparato propagandístico o governo Vargas
fabricava, assim, o Eldorado amazônico. Utilizando como referencial
teórico a Sociologia Histórica weberiana, o Interacionismo Simbólico de
George Herbert Mead e a Análise do Discurso pechêuniano, objetivamos
apresentar uma leitura imagética da ação do Estado Novo na Amazônia
defendendo que a referencialidade persuasiva da imagem pode ser estudada à
luz do Interacionismo Simbólico de George Herbert Mead.

Palavras-chaves: Estado Novo- brasilidade – Amazônia – Eldorado –
interação – persuasão.

ABSTRACT
The “brazilianity”/nationality project conducted by Vargas’ government,
particularly by the New State (Estado Novo) (1937-1945), was carried out
under the rhetoric/persuasive configuration and its aim was to build the
belonging relationship between Brazilian citizens and a country that
congregated all the individuals in the identity formation and national
prides. Thus, the Brazilian regions, until then forgotten by previous
governments, are realigned to the process of the intended national unity:
the west constitutes, then, a national interest, mainly Amazon. Brazilian
entrance in the World War II (1938-1945) would intervene more intensely in
the action of Estado Novo in Amazon, when it became also rubber producer
to the allied. Therefore, the government encouraged migration, mainly from
the northeast of the country, to the region plentiful of Amazonian rubber
trees. This recruitment politics became known as the Rubber Battle (or
Batalha da Borracha) and its strategy was, besides creating work force to
rubber trees companies in Amazon, to permanently occupy Brazilian west.
Through an advertisement apparatus, Vargas`s government built the
Amazonian Eldorado. Theoretically based on Weber’s Historical Sociology,
George Herbert Mead’s Symbolic Interactionism and Pecheux’s Discourse
Analysis, we aim at presenting an imagetic reading of the New State action
in Amazon, advocating that an image persuasive frame of reference may be
studied based in the light of George Herbert Mead’s Symbolic
Interactionism.

Keywords: Estado Novo – brazilianity – Amazon – Eldorado –interaction –
persuasion.
Tipo Defesa-Doutorado
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