|
|
Aluno(a) |
Fernanda Cristina de Carvalho Mello |
Titulo |
Cientistas sociais e pesquisa de mercado: o lugar das ciências sociais além do meio acadêmico |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Maria Ribeiro do Valle |
Data |
16/02/2011 |
Resumo |
O movimento do pensar está constantemente presente nas ciências sociais. Aquele que realiza esse movimento - o cientista social - o faz com o intuito de estudar diversos aspectos da sociedade em busca de compreender o mundo em que vivemos e também entender como aqui chegamos. A profissão do cientista social, portanto, está marcada por um processo reflexivo constante, apoiada nas teorias de sociologia, antropologia e ciência política. Mas tal movimento também acontece entre áreas de ciências humanas, numa troca interdisciplinar. O objetivo deste trabalho é investigar como se realiza o movimento do pensar do cientista social quando o mesmo está localizado em outra área, exercendo sua atividade profissional em pesquisa de mercado: como surgiu e se desenvolveu esta profissionalização no Brasil? Qual a percepção do cientista social a respeito de sua atuação dentro da área de pesquisa de mercado? Como esta prática profissional está sendo exercida atualmente? Pretende-se discutir o escopo desta profissão em uma atividade não-acadêmica voltada ao mercado, tendo como pano de fundo o contexto de uma sociedade e cultura denominadas de consumo. Qual o uso social das ciências sociais que se faz fora da universidade e que tipo de sociologia se consegue fazer fora do meio acadêmico? Diante disso, há então a possibilidade de realizar uma abordagem reflexiva por parte do cientista social e um exame crítico do papel das ciências sociais, seus usos e caminhos futuros. Conhecer este grupo de cientistas sociais, sua identidade e o significado social do que produzem é o objetivo deste trabalho, dando, então, voz ao pensamento dos mesmos.
Palavras-chave: Cientista social; Ciências Sociais; Consumo; Mercado de Trabalho; Pesquisa de Mercado; Identidade profissional.
ABSTRACT
The movement of thought is constantly present in the social sciences. The person who performs this move - the social scientist - studies various aspects of society in search of understanding the world we live in and also to understand how we got here. The social scientists profession, therefore, is marked by a constant process of reflection, based on the theories of sociology, anthropology and political science. But this movement also occurs between areas of humanities, an interdisciplinary exchange. The aim of this study is to investigate how the movement of thought is realized when it is located in another area, professionally active in market research: how it emerged and developed this professionalization in Brazil? What is the perception of the social scientist about his activities within the area of market research? How this practice is being exercised today? It is intended to discuss the scope of this profession in a non-academic activity focused on the market, with the background of the context of a society and culture called "consumption." What is the social use of social science that is done outside the university and what kind of sociology can be done outside of academia? Then there is the possibility of a reflective approach by the social scientist and a critical examination of the role of social sciences, their uses and future directions. Knowing this group of social scientists, their identity and the social significance of what they produce is the objective of this work, giving a voice to the thought of the social scientists.
Key-words: Social Scientist; Social Sciences; Consumer; Market Research, Labor Market; Professional identity. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|