UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Sérgio Luiz de Souza
Titulo Fluxos de alteridade: organizações negras e processos identitários no nordeste paulista e triângulo mineiro (1930-1990)
Orientador(a)
Data 05/07/2010
Resumo Esta pesquisa está contextualizada nas discussões acerca da diversidade cultural e dos estudos étnico-raciais. Tivemos como foco as organizações negras e os processos sociais de produção da diferença desenvolvidos no nordeste paulista e também no triângulo mineiro, onde nos restringimos à cidade de Uberaba, entre a década de 1930 e o final da década de 1980.
Buscamos reconstruir e interpretar as redes sociais de significados, as formas de atuação política, assim como os significados e alcances destas atuações para os sujeitos em foco, as populações negras destas regiões. Partimos das organizações negras da cidade de Ribeirão Preto, para estabelecermos quais cidades seriam privilegiadas como foco de nossas incursões em busca de dados. Além desta, foram abordadas mais detidamente as cidades de Araraquara, Batatais, Barretos e São Carlos, além de Uberaba. O critério de escolha se deu em função da existência de interações entre as organizações negras destas cidades com as organizações afro-ribeirão-pretanas. Outras cidades e regiões acabaram por surgir enquanto partícipes desta rede social, entretanto, por motivos metodológicos mantivemos o foco inicial de delimitação e abordagem.
Os estudos de Muniz Sodré (1983;1988;1999) sobre populações negras, dinâmica cultural e nação no Brasil, também as reflexões de Marilena Chauí (1986; 2000; 2004) acerca da relações entre culturas, democracia, a concepção da nacionalidade e o autoritarismo no contexto brasileiro foram fontes importantes para nossas interpretações. Também os estudos de Babha (1998), Cardoso de Oliveira (1976), Munanga (1981; 2002) e Woodward (2000) estão entre nossas referências para pensarmos o processo social de produção das diferenças e das identidades. As abordagens referentes à teoria da complexidade, à epistemologia da ciência e a transdisciplinaridade de Edgar Morin (1982; 1991) e Fritijof Capra (1982) foram outros referenciais relevantes para pensarmos a construção do conhecimento e a apreensão do universo em estudo.
Nossa pesquisa trouxe à tona dimensões para pensarmos os diferentes fatores que incidem na construção das identidades étnico-raciais de forma a podermos afirmar ser a discriminação racial um dos pilares da desigualdade e autoritarismo na sociedade brasileira. Por outro lado, as diversas narrativas produzidas pelas populações negras, a ampla rede social e a gama de formas de organização estabelecidas pelos afro-brasileiros, ensejam a necessidade de olhares mais abrangentes e atentos à diversidade sócio-étnico-racial e às possibilidades da dimensão política contida nos processos socioculturais.

Palavras chave: dinâmica cultural, alteridade, populações negras, nordeste paulista, relações étnico-raciais.

ABSTRACT
This research is contextualized in discussions about cultural diversity and racial- ethnic studies. We focused on afro-descendent organizations and social processes of production of difference developed in the northeast of São Paulo and also in the Triângulo Mineiro, where we restrict ourselves to the city of Uberaba, between the 1930s and late 1980s.
We seek to reconstruct and interpret the meanings of social networks, forms of political activity, as well as the meanings and scopes of these performances for the subjects in focus, the afro-descendent populations of these regions. We start from afro-descendent organizations in the city of Ribeirão Preto, to establish which cities would be privileged as the focus of our travels in search of data. Besides this, we addressed in more detail the cities of Araraquara, Batatais, Barretos, São Carlos, and Uberaba. The criterion of choice was based on the existence of interactions between afro-descendent organizations of these cities with afro-descendent organizations from Ribeirão Preto. Other cities and regions eventually emerge as participants in this network, however, for methodological reasons we kept the initial focus of delimitation and approach.
Muniz Sodré studies (1983; 1988; 1999) on afro-descendent populations, cultural dynamics and nation in Brazil, also Marilena Chauí reflections (1986; 2000; 2004) about the relations between cultures, democracy, the concept of nationality and authoritarianism in the Brazilian context were important sources for our findings. Also Babha (1998), Cardoso de Oliveira (1976), Munanga (1981; 2002) and Woodward (2000) studies are among our references for thinking the social process of production of differences and identities. The approaches related to complexity theory, the epistemology of science and transdisciplinarity of Edgar Morin (1982; 1991) and Fritijof Capra (1982) were other references relevant for the building of knowledge and understanding of the universe under study.
Our research brought up the dimensions for thinking the different factors that affect the construction of ethnic and racial identities so that we can claim to be racial discrimination a mainstay of inequality and authoritarianism in brazilian society. Moreover, the various stories written by afro-descendent populations, the extensive social network and the range of forms of organization established by afro-brazilians, provide the necessity of more comprehension and attention to socio-ethnic-racial diversity and possibilities of the political dimension contained in the sociocultural processes.

Keywords: cultural dynamic, otherness, afro-descendent populations, northeast of São Paulo, ethnic-racial relations.
Tipo Defesa-Doutorado
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