UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Luciane Cristina de Oliveira
Titulo Corpos à procura do mundo sagrado: sujeição às normas da Renovação Carismática Católica
Orientador(a)
Data 15/04/2009
Resumo A proposta desta tese é compreender o discurso carismático e como ele promove modificações na
vida dos fiéis, além de desenhar a construção da identidade religiosa e de gênero que modificam
o cotidiano dos carismáticos. Pressupõe-se que a construção dessa identidade carismática é
determinada pela identidade de gênero, considerando que é construída por meio de um processo
da internalização, o qual se transforma em habitus, definindo-se como uma ‘disposição
incorporada’, uma nova postura voluntária das normas do movimento, que vai ao encontro de
inúmeros aspectos pré-existentes da identidade de gênero. Para se verificar este pressuposto,
foram investigados os diversos meios de divulgação do movimento, desde livros até material
audiovisual a partir da Comunidade Canção Nova, além da realização de um trabalho de campo
por dez meses, na Comunidade Hesed, na cidade de São Carlos, com o objetivo de compreender a
procura das pessoas pelo mundo sagrado. Esta fase contou com a observação participante de
diversos eventos da Comunidade Hesed, uma célula da Canção Nova, além de entrevistas com
participantes e uma breve visita à própria sede da Comunidade Canção Nova. Ao realizar a
pesquisa, pode-se constatar que a identidade carismática é pautada pelas relações de gênero, uma
vez que, apesar de ambos os sexos, sofrerem restrições quanto às diversas questões sociais e
morais, o gênero mais atingido é o feminino. A Renovação transmite a crença que as mulheres
para alcançarem a salvação, necessitam se livrar da mácula de Eva, a que não se curvou aos
desígnios de Deus. Assim, a identidade carismática, com base nestas imagens dicotômicas
virgem/mãe e sensual/mulher, estabelece as diretrizes a serem seguidas pelos fiéis. Deste modo,
foi possível concluir que os carismáticos buscam supostamente identidades fixas, que lhe deem
segurança na sociedade individualizada e estabeleçam uma identidade de grupo, porém ao se
confrontarem com doutrinas ultraconservadoras, assimilam, muitas vezes, apenas os aspectos
mais evidentes do ensinamento, ou seja, eles administram essas questões doutrinárias de acordo
com o capital cultural, econômico e social que possuem. Eles são corpos à procura do mundo
sagrado, mas esse mundo é construído a partir das experiências pessoais.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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