UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Ciências Sociais

Aluno(a) Rodrigo Boldrin Bacchin
Titulo Reality-Shows: a TV na Era da Globalização
Orientador(a)
Data 26/09/2008
Resumo A presente dissertação procura analisar o reality-show Big Brother Brasil – um formato de programa televisivo globalizado, mas que acaba assumindo ‘cores locais’ – como um produto típico da indústria cultural na era da globalização. Ele é exibido no Brasil pela Rede Globo, a maior emissora de televisão do país, e produzido pela Endemol Globo S/A, uma joint-venture (colaboração/ parceria) entre a emissora e a produtora holandesa Endemol. Esta produtora tem uma atuação global – presente atualmente em 27 países, nos cinco continentes – mas que tem o objetivo de adaptar-se a cultura local, segundo o conceito da própria empresa Think global. Act local ("Pense globalmente. Atue localmente"). Dessa forma, pretendemos questionar a validade e a atualidade do conceito de ‘indústria cultural’, formulado por Adorno e Horkheimer nos anos 40 do século passado, à luz das modificações trazidas pela globalização do capitalismo iniciadas na última década do século XX, especialmente no que diz respeito a ‘globalização cultural’ e a ‘indústria cultural globalizada’. Pretendemos também compreender o funcionamento da televisão a partir de sua inserção no modo de produção capitalista, bem como as conseqüências advindas desse fato, além de questionar seu caráter de meio de comunicação neutro, desvendando o véu tecnológico que a envolve. Por fim, analisaremos o Big Brother Brasil como um produto da indústria cultural global que assume características locais, além de analisar criticamente uma parcela da recente bibliografia a respeito dos reality-shows.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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